Uma amizade imortal: a sensibilidade de Sempre a seu lado


Olá, amigos do Claquete Dez!


A vida, por vezes, nos oferece presentes de valor inestimável, justamente quando menos esperamos. Essa, amigo seguidor, é a tônica do belo filme post de hoje, Sempre a seu lado (Hachiko: a dog's story, 2008, sob direção do sueco Lasse Hallstrom).


Tudo começa no Tibet, quando um filhote de cão da raça Akita, conhecida por sua sagacidade, fidelidade e inteligência, é mandado para a América. A história é baseada em fatos reais ocorridos na década de 1930 no Japão. Escolhi esse filme pelo fato de ele reunir duas de minhas paixões: o cinema e os bichos. Além da linda história, na qual a presença de um animal de estimação muito especial transforma a vida de uma família. Hachiko, ou Hachi, chega a uma pequena estação ferroviária norte-americana.


É aí que os destinos dele e do professor universitário Parker (Richard Gere) se cruzam. O animalzinho foge da gaiola em que veio e "elege" o professor como seu dono. A partir daí, Hachi conquista não somente ao professor, mas a todos nós que assistimos a essa linda história. Os percalços enfrentados por Parker para adotar o cão não são poucos. A oposição ferrenha da esposa, que, ao perder seu cão, pouco tempo antes, ficara muito abalada, é o mais forte.


Porém, a inteligência e jeito carinhoso de Hachi logo conquistam a todos. Seu comportamento fiel com relação a Parker é de impressionar. Todos os dias, quando o professor sai para suas aulas na universidade, Hachi o acompanha, vai para casa e o espera voltar, pontualmente, às 17 horas.


Um dia, entretanto, Parker sofre um enfarte. Tudo muda e, ante a mudança, Hachi, na mudança, acaba indo morar com a filha deles. Entretanto, sua casa passa mesmo a ser a estação de trem, já que os esforços da família em mantê-lo em casa mostram-se inúteis. É lá que, dia após dia, o cão aguarda seu grande amigo. A comunidade, que já conhece os hábitos e a fidelidade de Hachi, passa a alimentá-lo.


É de cortar o coração vê-lo, faça chuva, faça sol, aguardando Parker, que não voltará. A história chama a atenção da imprensa, que relata a história do cão. Enfim, uma história que fica na memória e no coração da gente. Essa trama, longe de ser piegas ou sentimentaloide, nos faz pensar no significado da verdadeira amizade, sendo ela um dos grandes presentes que a vida nos dá.

Dedico esse post a todos os que valorizam os amigos (humanos, caninos, felinos ou afins) e amores verdadeiros. Abraços claquéticos para Líz, Dê, Clau, Laura, Be, Jhonny, Rá e Fernando, fiéis amigos e seguidores desse espaço na blogosfera.


Luz, câmera, ADMIRAÇÃO.

5 Response to "Uma amizade imortal: a sensibilidade de Sempre a seu lado"

  1. Líz says:
    27 de março de 2011 às 18:56

    Todo mundo fala desse filme e eu ainda não vi. Agora só depois do tcc, pq se não a prof. Cláudia pega no pé hehe.
    bjooo

  2. Juliana Bettini says:
    28 de março de 2011 às 20:04

    Assistimos esse filme aqui em casa... é belíssimo! Desde então, a Malu, minha filha de 4 anos, passou a chamar o cachorrinho de pelúcia q ela ama de Hachi. Até hj ela ainda chama!!!
    Mto legal tbém o seu comentário sobre o filme, tenho certeza de que, quem o ler, vai ter vontade de assistir!
    Quero aproveitar pra te convidar tbém a conhecer meu novo blog: http://pracimacomaautoestima.blogspot.com/
    Se vc tiver alguma dica de filme sobre o tema, será mto bem vinda!!!
    Beijos e parabéns pelo seu blog!

  3. Northon says:
    28 de março de 2011 às 20:48

    um dois mais tocantes filmes que vi no ultimo ano... realmente maravilhoso

  4. Nessa Irizaga says:
    29 de março de 2011 às 17:09

    Quando vi o filme achei que seria outro daqueles filminhos estilo sessão da tarde, mas me enganei bem. O final é bonito e'ao mesmo tempo, triste.
    Bonito porque revela que a amizade é algo bem mais profundo e belo do que muitas pessoas pensam ou acham que sabem sobre o verdadeiro significado desse sentimento. É triste porque nos mostra como somos frageis em relacao äs essas etapas da vida- você está bem, está vivo e amanha ja nao sabe como será seu dia. Um belo filme, porém longo demais. bju, prof.

  5. João Batista Coelho Júnior says:
    29 de março de 2011 às 20:24

    A amizade entre o homem é o cão é algo excepcional. Esse laço, muitas vezes, vai muito além de um convívio entre um casal, que muitas vezes se rompe, mas o cão é eternamente fiel ao seu dono, que com certeza é o melhor amigo também para o animal.

Postar um comentário