Aos amigos do Claquete dez, saudações pós-Oscar!
No post de hoje, vamos comentar a 85º edição do Oscar. Muito glamour, um apresentador chato de doer, o anúncio de melhor filme feito pela primeira-dama dos EUA, Michelle Obama e a vitória do novo contra o consagrado. Essas foram as marcas da festa.
A cerimônia deste domingo à noite foi, para mim, surpreendente por várias razões. Muitos irão dizer que previsões, como a vitória de Daniel Day-Lewis como melhor ator por "Lincoln", já eram esperadas. Contudo, o fato de Ben Affleck (foto abaixo) ter sido o grande vencedor da noite por haver ganhado o maior prêmio da Academia (melhor filme), desbancando feras como Steven Spielberg, não estavam no script.
O meu favorito, As aventuras de Pi (comentado aqui no Claquete dez na última semana), ganhou quatro estatuetas, sendo que o diretor Ang Lee foi agraciado com a categoria de melhor diretor.
A expressão de (disfarçado) desapontamento do veteraníssimo Spielberg ao ser desbancado por Lee e depois por Affleck foi inequívoca: o bordão "já ganhou" nem sempre "cola".

Outra surpresa foi a novata Jennifer Lawrence ter recebido o prêmio de melhor atriz. Aos 22 anos, ela deu um show de interpretação ao lado do igualmente jovem ator e diretor Bradley Cooper (também indicado a melhor ator), desbancando a favorita Emanuelle Riva (pelo dramático e a meu ver, angustiante Amour) e a graciosa Quvezhané Wallis por Indomável sonhadora Wallis, nove anos, e Riva, 86, comemorados ontem, eram a mais nova e a mais velha candidata ao Oscar de melhor atriz, respectivamente.
A música foi um show à parte. Catherine Zeta-Jones e o elenco de Chicago (2003), nos levaram novamente à instigante trama do musical. A linda Anne Hathaway, vencedora da categoria de melhor atriz coadjuvante por "Os miseráveis", acompanhada do grande elenco (em especial Hugh Jackman e Amanda Seyfried) de Tom Hopper, levou o público às lágrimas. E Adele, na execução da canção vencedora, Skyfall, foi esplêndida.
Vale lembrar como exemplo a humildade, carinho e gratidão do diretor e roteirista Quentin Tarantino, ao ser premiado na categoria de melhor roteiro original por Django Livre.
Listamos, abaixo, amigo (a) seguidor (a), os vencedores em todas as categorias. Dedico esse post a todos que amam cinema!!
Vencedores da 85ª edição do Oscar:
- Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Django Livre)
- Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
- Curta de Animação: Paperman
- Filme de Animação: Valente
- Fotografia: As Aventuras de Pi
- Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi
- Figurino: Anna Karenina
- Maquiagem e Cabelo: Os Miseráveis
- Melhor curta-metragem: Curfew
- Documentário e curta-metragem: Inocente
- Documentário em longa metragem: Searching for Sugar Man
- Melhor filme estrangeiro: Amor
- Edição de Som: 007 – Operação Skyfall e A hora mais escura
- Melhor montagem: Argo (Ben Affleck)
- Mixagem de Som: Os miseráveis
- Direção de arte: Lincoln
- Trilha sonora original: As aventuras de Pi
- Canção original: Adele / 007 - Operação Skyfall
- Melhor roteiro adaptado: Argo
- Melhor roteiro original: Django Livre
- Melhor diretor: Ang Lee - As aventuras de Pi
- Melhor atriz: Jennifer Lawrence (O lado bom da vida)
- Melhor ator: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
- Melhor filme: Argo
FONTE (LISTAGEM): http://acritica.uol.com.br/vida/Veja-lista-indicados-vencedores-Oscar_0_871712867.htmlhttp://acritica.uol.com.br/vida/Veja-lista-indicados-vencedores-Oscar_0_871712867.html
25 de fevereiro de 2013 às 14:17
Merecidos, principalmente, Daniel Day-Lewis.
25 de fevereiro de 2013 às 19:09
Também achei!Obrigada pelo comentário... venha sempre ao Claquete dez!