Unidos pela música




Saudações aos amigos e seguidores do Claquete dez!


O post de hoje tem a ver com família. Tem a ver também com o amor e suas diversas manifestações, dentre elas a música. O filme do qual falo hoje retrata a união entre três membros de uma família separados por uma mentira e que, mais tarde, têm na música uma forma de se encontrar.


Som do Coração (August Rush, 2007), dirigido por Kirsten Sheridan, é emocionante sem ser piegas. Comprei esse filme, confesso, sem levar muita fé, pois não gosto muito do Robin Williams, que atua no filme.
Mas como ele reúne duas de minhas grandes paixões (cinema e música), resolvi trazê-lo para casa. Assisti e gostei. Gostei demais.
Para quem gosta de uma boa história, recomendo.


Evan Taylor/August Rush (Freddie Highmore) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato. Embora viva solitário e sem muita possibilidade de ser adotado, Evan acredita piamente que encontrará seus pais.


Ele é resultado de um amor à primeira vista entre um guitarrista, Louis, e uma violoncelista clássica, Lyla. Ela, após dar o filho à luz, é enganada pelo pai, que diz que seu filho havia morrido.


No leito de morte, entretanto, o pai de Lyla, arrependido, confessa a ela que o menino está vivo, e a musicista parte em uma busca desenfreada pelo filho.


Evan herdou o talento musical dos pais. O mais incrível é que ele consegue perceber música nos sons da cidade (buzinas, carros passando, apitos, vozes), nas pessoas e nas paisagens. Em tudo, enfim.


Por sua vez, Evan também parte do orfanato em busca dos pais. Dotado de um dom musical fenomenal, ele passa a se apresentar nas ruas de Nova York ao lado de Wizard (Robin Williams), que, de suposto herói, converte-se em antagonista . Assumindo o nome de August Rush, Evan passa a usar seu dom para reencontrar os pais.


Louis, o pai, volta à cidade. E conhece, sem saber, o filho que ele jamais imaginou ter tido com Lyla, a quem jamais esqueceu.


O final? Não vou contar, assista... aqui, a dimensão não-verbal fala por si, sendo condutora de Louis, Lyla e Evan na direção um do outro. A música, aliada a essa bela história, nos leva a pensar no valor inestimável daqueles que amamos.


Bom filme! Voltem sempre ao Claquete dez.

7 Response to "Unidos pela música"

  1. Northon says:
    31 de maio de 2010 às 20:59

    ainda na vi, mas depois dessa descriçao... apesar de ter aqui em casa... verei com certeza!

  2. Anônimo Says:
    1 de junho de 2010 às 18:05

    Realmente este filme é lindo. Chorei que me acabei! Parabéns pelo blog! Bjocas

  3. Djonatha Geremias says:
    18 de junho de 2010 às 10:34

    Nossa!!

    Eu já tinha me esquecido deste filme, em cujo final eu quase chorei! *-* É muito lindo, mas muito fora da casinha também! =D

    E aí, prof. high-tech. Que tal fazer uma resenha sobre o filme "Adeus, Lênin" até segunda-feira?? Vou adorar lê-lo ;)

    Abraços (descompromissados e desinteressados por assuntos faculto-notáticos)

  4. Djonatha Geremias says:
    18 de junho de 2010 às 10:35

    A propósito, show de bola esse novo layout.

  5. Marília K. says:
    19 de junho de 2010 às 22:24

    Obrigada pela visita, Jhonny... que bom que apreciou a nova cara do Claquete Dez...
    Quanto à resenha, terei prazer em comentar aqui no blog a que estás compondo, assim que a concluíres... garoto espirituoso aí está... abraços!

  6. Nessa Irizaga says:
    15 de novembro de 2010 às 11:24

    Vi esse filme o ano passado, na verdade foi em uma das maratonas que a gente realiza lá em casa- vi esse, o caçador de pipas (esse sim, filme de encher os olhos, exemplo do que é realmente uma amizade)Bem, eu acho que o ator principal, o menino é o novo Osmente ou Culkien do cinema, pela emoção e verdade com que interpreta. Ah, mas eu acho que o Robin Williams de vilão não cola, talvez porque ele sempre fez papeis divertidos ou de caras bacanas. Obs: Mas minha mãe ficou com raiva dele por enganar o menino, rsrsrs.

  7. Unknown says:
    22 de janeiro de 2013 às 10:24

    este filme é maravilhoso,tinha que ter o 2 para podermos ver eles se abraçando pais e filho,esse filme mostra uma fé sobrenatural dessa criança,e um amor incondicional destes pais...é d +

Postar um comentário