O informante: os limites da ética



Olá amigos do Claquete Dez!

O filme do qual falo hoje é baseado em uma história real ocorrida no ano de 1994, em que um ex-cientista da indústria do tabaco deu uma entrevista polêmica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. Trata-se de O informante, The insider, no original, de Michael Mann.

Meus alunos do curso de Jornalismo, por terem estudado o gerenciamento de crises, estão preparando um trabalho sobre esse filme, indicado ao Oscar e vencedor de mais de 20 prêmios internacionais. O filme também se destaca pelas atuações brilhantes de Russell Crowe e do maravilhoso Al Pacino.
Complexa, longa e muito significativa, a produção é do ano 2000. Porém, está em plena consonância com a questão da ética nas organizações, em especial na indústria tabagista.

O informante narra o maior escândalo da história recente dos Estados Unidos, que custou à indústria do tabaco mais de U$$ 246 trilhões em indenizações em julgamentos em todo o país.
Na trama, uma grande empresa de cigarros, a Brown & Williamson, quer silenciar um ex-funcionário, o cientista Jeffrey Wigand, interpretado por Russel Crowe. Diante das ameaças que passa a sofrer, Wigand conta ao jornalista/produtor Lowell Bergman (Al Pacino) tudo o que sabe sobre os métodos utilizados para perpetuação do vício da nicotina. A empresa, então, vê-se cara a cara com a justiça norte-americana.

Um filme que nos faz pensar sobre a importância da ética e da responsabilidade nos negócios. Nos faz refletir, ainda, sobre o papel do Jornalismo e dos meios de comunicação no esclarecimento da sociedade.

Felizmente, a disseminação de notícias via internet, na atualidade, é uma forma de acompanharmos o trabalho das organizações, bem como as crises pelas quais passam e, acima de tudo, a resposta que dão à sociedade, medida de sua integridade.

Abraços a todos os amigos, em especial ao Be (te amo) e a todos os que acreditam que viver num mundo mais justo é possível.


Luz, câmera, tensão.

Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=dgVBzSM3HWw&feature=player_embedded

4 Response to "O informante: os limites da ética"

  1. Northon says:
    14 de junho de 2010 às 23:11

    Ética e transparência deveriam ser as chaves mestras em todos os setores empresariais e de comunicação, um filme maravilhoso , capaz de mostrar a verdade que sempre foi escondida!!! Parabéns pelo post ma.
    Te amo
    - Be

  2. Anônimo Says:
    16 de junho de 2010 às 11:38

    Este filme é muito legal realmente! Mostra como devemos nos portar sempre:Ética é sempre o caminho a seguir. Parabéns pelo post. Um abraço.

  3. Juliana Bettini says:
    19 de junho de 2010 às 19:20

    Já estou curiosa pra ver este filme! Tá anotada a dica!
    Amei o visual do seu blog!!! Tá lindo!!!
    Bjs...

  4. Gabriela Rosso Says:
    23 de junho de 2010 às 12:25

    Deveria ter entrado neste Blog antes!hahahaha
    Abraço professora!!

Postar um comentário