Quando o amor vence a passagem do tempo: Cartas para Julieta


Saudações cinéfilas...

Amigo seguidor, o filme-post de hoje está longe de ser mais uma produção água-com-açúcar de Hollywood. Fala do amor e da importância dele, a qualquer tempo, em nossas vidas.
Durante minha semana de férias em Curitiba, assisti ao belíssimo Cartas para Julieta (Letters to Juliet, 2010). Dirigido por Gary Winick, traz, no elenco, jovens e promissores atores, como Gael Gárcia Bernal e Amanda Seyfried, e os consagradíssimos atores Vanessa Redgrave e Franco Nero.

A jovem jornalista Sophie (Seyfried, que acho extremamente expressiva), é responsável por procurar pessoas para a realização de entrevistas. Encontrar celebridades do passado, escritores misóginos e personalidades que não curtem mais as luzes da ribalta, é a especialidade dela, que está noiva do chef de cozinha Victor (Bernal, maravilhoso). Ambos decidem, juntos, ir a Verona, na Itália, palco do romance Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Porém, Victor parece mais interessado em buscar fornecedores para o restaurante que está inaugurando do que em fazer uma viagem romântica com Sophie. Assim, enquanto ele visita vinicultores e produtores de queijos e pães caros, Sophie se determina a conhecer a cidade.
E é justamente aí que a história começa. Em suas andanças, ela descobre um grupo de mulheres que se dispõe a, diariamente, responder às cartas endereçadas a Julieta Capuleto. Nelas, o amor, os encontros e desencontros, são temas constantes.

Num desses dias, por acaso (ou por força do destino, pra quem acredita), Sophie encontra uma carta datada da década de 1950, assinada por uma jovem inglesa chamada Claire. Nela, ela relata a Julieta o porquê deixara seu amado Lorenzo esperando por ela, tendo, por medo da reação dos pais, voltado a Londres.
Emocionada com o relato, Sophie responde à carta de Claire.

Victor, enquanto isso, segue em sua saga de leilões e visitas aos fornecedores.
O que Sophie ainda não sabe é que a resposta escrita por ela mudará não somente a vida da agora senhora Claire (interpretada magistralmente por Vanessa Redgrave), como, irremediavelmente, a sua.
Acompanhada do neto Charlie (Christopher Egan), que de início se mostra defensivo e grosseiro, Claire, viúva há alguns anos, vem em busca de Lorenzo.
Exercitando a sua especialidade, buscar pessoas onde quer que elas estejam, Sophie vai com Claire e Charlie, à procura do grande amor da juventude da amiga.

Juntos, trilham um caminho em que, por força do amor, o tempo regride e os sonhos renascem. Ao mesmo tempo, certas coisas mudam irremediavelmente.
Recomendo aos leitores que não deixem de assistir por acharem que se trata de um filme "para garotas". É, tanto pela paisagem quanto pela leveza da história, simplesmente imperdível.
E o "gran finale"? Você vai ter de conferir...

O abraço do Claquete Dez hoje vai para todos que visitam e seguem o blog, em especial para Andressa, Sabrina, Líz, Laura e Cláudia. Nesse post, saúdo especialmente o Be (obrigada por me apresentar a essa história!) e Fernando, meu fiel interlocutor nas discussões sobre filmes... valeu!

Luz, câmera, EMOÇÃO!

5 Response to "Quando o amor vence a passagem do tempo: Cartas para Julieta"

  1. Elizangela says:
    25 de janeiro de 2011 às 19:27

    Oieee =D
    Já assisti esse filme e recomendo.Merece todos os elogios, lindo mesmo.
    =*

  2. Unknown says:
    26 de janeiro de 2011 às 06:41

    Obrigada, Líz!!!! Volte sempre ao Claquete... a gente agradece!

  3. Northon says:
    26 de janeiro de 2011 às 07:01

    Siplesmente maravilhoso o filme... faz a gente acreditar que ainda existem coisas que a gente nem imagina... como um amor sobreviver ao tempo e espaço.
    Foi uma honra ter visto esse filme com vc!

  4. Unknown says:
    26 de janeiro de 2011 às 08:33

    Obrigada, Be!!!!!!!!!! Graças a vc, tive contato com esse filme maravilhoso.
    Beijo e volte sempre ao Claquete Dez.

  5. Liana Fernandes says:
    2 de fevereiro de 2011 às 15:01

    NOSSA! Podias passar para nós de prof? Quero assistir!

Postar um comentário