Missão Impossível: trilha clássica de série é eternizada pelo cinema

Em mais um post da parceria entre o Claquete Dez e o Gigantes do Rock,
vamos destacar uma das séries de maior sucesso na televisão norte-americana: Missão Impossível. Série apresentada de 1966 até 1973 pela rede CBS, teve um componente decisivo durante toda sua trajetória: A TRILHA SONORA. Acompanhe conosco essa história maravilhosa. 
Luz, câmera, MISSÃO! 

Na série, o consagrado compositor Lalo Schifrin, juntamente com a equipe de produção, consegue um encantamento especial de um estopim queimando em cena enquanto, de fundo, roda a inesquecível música da série.

Essa imagem permanece até hoje na retina daqueles que acompanhavam o seriado. O tempo da cena e o sincronismo da trilha vão nos remeter para sempre ao "pan pan... pan pan pan...pan... pan pan pan... pan... pan pan pan...". A música dá o tom de suspense ao filme, a cada aventura vivenciada pelo espião. 

Incrível, não é? Então, agora a gente entende porque quando os Estúdios Paramount resolveram filmar Missão Impossível, o filme, apenas uma coisa foi clara e definitiva. Tudo giraria em torno da inesquecível trilha de Schifrin, apenas ganhando um ar mais atual, sendo remixada por Larry Mullen Jr. e Adam Clayton, do U2.

Um filme com orçamento relativamente baixo (algo em torno de US$ 80 milhões) com um retorno de bilheteria quase seis vezes maior, o que mostra que o filme foi um sucesso. Com a direção de ninguém menos que Brian De Palma e a produção de Paula Wagner e do próprio Tom Cruise, o mocinho do filme, o Missão impossível no cinema deriva um pouco do original na televisão. 

Na produção cinematográfica é dada uma ênfase, talvez exagerada, aos efeitos pirotécnicos e especiais, transmitindo ao espectador uma sensação de 'nonsense' e de realismo fantástico. No seriado da televisão as ações eram mais inteligentes e reflexivas, o sentimento passado era o de trabalho em equipe, onde a astúcia sobrepunha-se à ação, à pirotecnia e ao excesso de efeitos especiais.

Não dá para negar que Missão Impossível é uma peça do mais fino jazz contemporâneo, nessa primorosa execução de Lalo Schifrin, com a big band da BBC. Pode-se observar que a peça é um exercício raro de jam session muito bem ensaiado.

Com vocês, agora, a trilha sonora de Missão impossível...



E agora, para sua comparação, a versão remixada que foi para as telonas.




Luz, câmera, MISSÃO!




0 Response to "Missão Impossível: trilha clássica de série é eternizada pelo cinema"

Postar um comentário